SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

domingo, 25 de abril de 2010

JACARÉ, ALIGÁTOR, CROCODILO OU GAVIAL - Final



CROCODILIANOS E O HOMEM

Não bastasse o fato do homem caçar os crocodilianos para a confecção de bolsas, sapatos, carteiras, cintos, etc., existe também a alimentação. Atualmente criadouros de crocodilianos atuam justamente para suprir a demanda que o mercado exige. Restaurantes cobram um valor altíssimo por um prato à base de carne de crocodilo ou jacaré e quanto mais raro for o animal, maior o preço. Com essas atitudes, felizmente, são poupados, uma vez que seriam tirados direto da natureza.





Outra ação humana impactante é o crescimento populacional. Algumas espécies, como o aligátor-chinês, que vive no leste da China em uma pequena área, estão em alerta máximo, pois corre alto risco de extinção. O gavial-do-ganges é outro exemplo que apesar de estar muito ameaçado está incluído em bons programas de conservação. Mas e aqueles que não estão? É algo para se pensar...

Sensacionalismo é tudo que as pessoas querem ver e para isso tem muito apresentador que faz verdadeiras artes para se mostrar promovendo mais o marketing pessoal. O ideal seria mostrar o animal, falar sobre sua biologia, importância ecológica enfim, mas não é o que acontece.




O desrespeito é tanto e a vontade de querer ser superior acaba colocando a vida das pessoas em risco. Praticar a educação ambiental com animais é algo muito discutido e deve ser feito de forma consciente e coerente. Não é agradável observar apresentações onde o homem humilha o animal, mesmo que este ganhe uma salva de palmas no fim do show. É ridículo!



Particularmente, adoro quando o touro vence o toureiro! O caso abaixo foi divulgado no mundo inteiro. “O crocodilo, de 200 quilos e 17 anos, do zoológico de Kaohsiung, no sul de Taiwan, recebia tratamento do veterinário Chang Po-yu quando atacou o médico. O bicho não comia havia uma semana por conta de uma doença e mordeu o antebraço de Po-yu. Para conseguir recuperar o membro, a polícia acabou matando o crocodilo”. Um crocodilo abocanhou o antebraço de seu veterinário (que irônico). "O veterinário achou que o bicho já estava dormindo devido ao sedativo que havia aplicado". Cômico!




Que tubarão-branco que nada. A onda agora é nadar com crocodilos. Muitos zoológicos, preocupados com o bem-estar animal e educação ambiental, traçam formas diferentes de colocar as pessoas em contato com os animais. Há aquários que oferecem ao visitante (mediante uma taxa considerável) a oportunidade de mergulhar com os peixes.

Na cidade de Darwin, no nordeste da Austrália, turistas podem mergulhar com crocodilos de água salgada de até 5,5 metros de comprimento. O Parque Crocosaurus Cove, apelidada de “Jaula da Morte”, deixa o turista cara a cara com os répteis durante 15 minutos na água. Apenas uma caixa transparente de acrílico com espessura de 4 cm e com 2,8 metros de altura protege o turista das mandíbulas dos crocodilos gigantes.




CURIOSIDADES


* Não! Esta ave, a tarambola-egípcia (Pluvianus aegyptius), não é suicida. Ela simplesmente está se alimentando de parasitas que se alojam na boca do crocodilo.

* Quanto mais velho, melhor o desempenho sexual.

* Estima-se que seu olfato seja 10.000 vezes melhor que do homem.

* É difícil determinar a longevidade dos crocodilianos, a menos que alguém passe a vida inteira com o animal, o que é difícil. Porém, em um zoológico da Rússia, um crocodilo foi capturado em 1890 (com idade estimada em 8 anos) e viveu cativo por 107 anos, ou seja, 115 anos aproximadamente. De forma geral, acredita-se que, em natureza, vivam de 30 a 50 anos e em torno de 80 anos em cativeiro.

* As glândulas desalinizadoras, presentes nos crocodilos, filtram o excesso de sal que poderia entrar no corpo do animal, por isso, raramente pode-se ver um jacaré ou aligátor em água salgada, pois não sobreviveriam muito tempo.


POR QUE PRESERVAR?

Os crocodilianos são importantes para o homem, pois estão associados à predação de algumas espécies nocivas à saúde.

Estão inclusos praticamente ao longo de toda a cadeia trófica, sendo de extrema importância para a manutenção dos ecossistemas


FONTES


AZEVEDO, J. C. N. 2003. CROCODILIANOS: Biologia, Manejo e Conservação. Ed. Arpoador

Guia ilustrado O MUNDO DOS ANIMAIS – Répteis, Anfíbios e Invertebrados I

Guia ilustrado OS BICHOS – Jacarés e Crocodilos

www.crocosauruscove.com/cage.htm

www.biolib.cz/en/gallery/dir553/

www.iucnredlist.org

www.arkive.org




Desperte sua curiosidade e pesquise mais sobre esses magníficos animais!



Abraços.







5 comentários:

Anônimo disse...

Caram muito bom seu blog. Preciso de uma ajuda, se puder entrar em contado. denissonsouza@ibest.com.br

Um forte abraço, Dênisson.

Jorge Ramiro disse...

Eu gosto muito dos animais, mas eu tenho medo de crocodilos, uma pessoa nunca sabe que pode fazer um crocodilo. Eu tenho um cachorro e eu sempre sei como o meu cão vai reagir. Ele agora esta um pouco doente, mas o veterinário deu-lhe uma medicina do Virbac e ele está melhorando.

Anônimo disse...

Olá.. quais são as espécies nocivas que o crocodilo é predador? Espero que volte a escrever no blog... é bem legal e conheci hj... :)

Anônimo disse...

A meu ver são simples predadores, extremamente vorazes, além de perigosos e não vejo função alguma de um réptil nojento como crocodilos e jacarés na natureza. São o futuro dos dinossauros no planeta a meu ver corrija se estou errado qual a função deles no ecossistema? a não ser devorar tudo a sua volta.

GamesBX1992 disse...


I really enjoyed reading this post, I always appreciate topics like this being discussed to us. Information very nice. I will follow post Thanks for sharinI really enjoyed reading this post, I always appreciate topics like this being discussed to us. Information very nice. I will follow post Thanks for sharing..
Games LOL A-Z | Mopeio2020 | Wormax io Games