SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

domingo, 11 de abril de 2010

JACARÉ, ALIGÁTOR, CROCODILO OU GAVIAL - 2ª parte

VERDADES OU LENDAS

Crocodilos comem pedras?
Os crocodilos chegam a ingerir até 5 kg de pedras, mas os jacarés não costumam fazer isso. Porém, as pedras ingeridas podem ajudar na digestão, além de incorporar um pouco o peso facilitando o equilíbrio do animal dentro d’água.

O dente do aligátor é mágico?
CLARO QUE NÃO! Na Flórida existe uma lenda em que o dente do aligátor tem forte poder de proteção contra picada de serpente. Os antigos dizem que o animal é imune a peçonha. Acontece que o aligátor tem uma pele dura demais, sendo intransponível uma picada.

Os crocodilos choram?
Não choram. O termo “lágrima de crocodilo” é usado popularmente por pessoas que choram falsidade. O que acontece é que o animal secreta lágrimas para umedecer as córneas quando está fora d’água e nunca por expressar algum sentimento.

Os crocodilianos originaram-se do homem?
Mais uma lenda, pois os crocodilianos surgiram dos répteis pré-históricos. Na África, existe uma história indígena de um homem chamado Ginja, que pegou fogo e se jogou no rio para apagar as chamas. Só que o calor encheu sua pele de bolhas, por isso tornou-se o primeiro crocodilo.


REPRODUÇÃO

A maturidade sexual de um crocodilo depende mais do tamanho do que sua idade. Ao contrário do ser humano, os crocodilianos não possuem cromossomos sexuais, os filhotes terão o sexo determinado não pela concepção, mas pela temperatura na qual os ovos foram incubados. Abaixo de 30ºC produzem fêmeas; acima de 30ºC produzem machos e se a temperatura for fixada em 30ºC podem nascer ambos os sexos.

Os jacarés e crocodilos constroem ninhos diferentes, mas com o mesmo propósito: manter os ovos aquecidos até que eclodam.





Ninho de jacaré

CUIDADO PARENTAL

Os crocodilianos são os répteis que mais apresentam cuidado parental com suas proles. Os pais protegem seus filhotes até eles atingirem a maturidade suficiente para viverem sozinhos. Ensinam as crias a nadar e as carregam em sua boca para protegê-las de predadores. Os bebês crocodilianos são presas fáceis para aves de rapina e aquáticas, mamíferos e até outros répteis.


DIMENSÕES

As informações abaixo equivalem aos machos que possuem tamanho maior que suas fêmeas.

Crocodilo-marinho (Crocodylus porosus):
Comprimento: 7 m

Jacaré-açu (Melanosuchus niger):

Comprimento: 6 m

Gavial-do-Ganges (Gavialis gangeticus):
Comprimento: 6 m

Crocodilo-do-Nilo (Crocodylus niloticus):
Comprimento: de 5 – 6 m

Crocodilo-americano (Crocodylus acutus):
Comprimento: de 5 – 6 m
Crocodilo-venezuelano (Crocodylus intermedius):
Comprimento: 5 m
Aligátor-americano (Alligator mississippiensis):
Comprimento: 4,5 m
Após conhecer os maiores não poderíamos deixar de falar do menor:

Jacaré-coroa (Paleosuchus palpebrosus):
Comprimento: 1,6 m
Próximo domingo tem mais.
Abraços.

Um comentário:

Michelzim disse...

Grande Danicelso!! Curti seu blog, com muita informação e bem didático. Eu particularmente gosto muito de animais e adoro ver programas sobre eles na TV. Na Discovery está passando um que se chama "Vida". Tente encontrar na internet, você vai gostar muito.

Um abração!