SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

domingo, 4 de abril de 2010

JACARÉ, ALIGÁTOR, CROCODILO OU GAVIAL - 1ª parte




INTRODUÇÃO – HISTÓRIA NATURAL

Os crocodilianos atuais são muito parecidos com os que viviam há cerca de 230 milhões de anos. Descendem dos Archosauros que até 65 milhões de anos atrás governavam o reino dos répteis com grande inteligência.

Durante sua evolução, os crocodilianos passaram por diversas transformações e adaptações. O Pritichampus tinha pernas longas e corria atrás de suas presas; o Gracilisaurus erguia sobre as patas posteriores e ficava em pé; o Metriorhynchus não apresentava osteodermos e seus membros eram em forma de remo e assim vai...
Atualmente o maior crocodiliano é o Crocodilo-marinho, mas seus ancestrais tiveram grandes proporções. O maior deles é conhecido como Phobosuchus, que significa “crocodilo terrível”. Sua cabeça media 1,80 m e seus dentes 10 cm.


DIFERENÇAS

Comumente as pessoas chamam a todos os crocodilianos de jacaré ou crocodilo, ou seja, "tanto faz, é tudo réptil e vive na água mesmo". Mas, não é bem por aí. Devido algumas diferenças anatômicas eles são diferenciados em 3 famílias.
Abaixo, quanto sua cabeça, duas diferenças básicas para não errar quando observar um crocodiliano:



ESPÉCIES

São 23 as espécies de crocodilianos existentes no mundo:

FAMÍLIA – ALLIGATORIDAE

Alligator mississipiensis;
Alligator sinensis;
Caiman crocodilus;
Caiman latirostris;
Caiman yacare;
Melanosuchus niger
Paleosuchus palpebrosus
Paleosuchus trigonatus


FAMILIA - CROCODYLIDAE

Crocodylus acutus
Crocodylus cataphractus
Crocodylus intermedius
Crocodylus jhonstoni
Crocodylus mindorensis
Crocodylus moreletii
Crocodylus niloticus
Crocodylus novaeguinae
Crocodylus palustris
Crocodylus porosus
Crocodylus rhombifer
Crocodylus siamensis
Osteolaemus tetraspis
Tomistoma schelegelii

FAMÍLIA – GAVIALIDAE

Gavialis gangeticus


DÚVIDA CRUEL

Falso-gavial (Tomistoma schlegelii)

Existe uma discussão para saber se esta espécie seria classificada como Crocodylidae ou Gavialidae. Baseado em evidências morfológicas, o Tomistoma tem estado muito próximo aos crocodilos verdadeiros, entretanto, estudos bioquímicos e imunológicos sugerem que o Tomistoma esteja mais próximo do gavial (Gavialidea). Basta aguardar para ver o que os novos estudos dirão a respeito.

Comprimento: 5 m.
QUER SABER MAIS SOBRE CROCODILIANOS?

Próximo domingo tem mais…

Abraços.

3 comentários:

Anônimo disse...

O seu sait ta mt fixe mas eskeceu's de falar sobe os jacares

Unknown disse...

Ao mesmo tempo que esclarece, confunde! Li outras fontes e há divergências nos conteúdos. Vou em algum pântano perguntar para os mesmos. Haha

Jorge Ramiro disse...

Para mim, os jacarés são assustadores, mas os cães são muito bonitos. Eu tenho um cachorro e compro seus rações, porque eu o amo.