SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

CONHECER PARA PRESERVAR - PIGMENTAÇÃO



O TIGRE-BRANCO É ALBINO?

Constantemente essa pergunta aparece em meus e-mails e principalmente em monitorias aos zoológicos. Mas, para entendermos direito a resposta desta pergunta é preciso entender melhor outras perguntas. Vamos às explicações devidas:

O QUE É MELANISMO?

É o aumento concentrado e considerável de pigmentação preta, que ocorre por mutação genética em animais. O melanismo presente no indivíduo, cria áreas de excessiva pigmentação (afetando a pele, penas ou pêlos). Tecnicamente, refere-se a um fenótipo (aquilo que vemos) no qual a pigmentação de um organismo é completa ou quase completamente concentrada.

A onça-preta


Um exemplo clássico de melanismo animal é o que ocorre no gênero Panthera, do qual o mais conhecido é a pantera negra.

No Brasil o fenômeno é comum com a espécie do jaguar*, a onça-pintada, em que a coloração amarela é substituída por pêlos escuros - quando é chamada de onça-preta podendo entretanto notar-se a existência das pintas negras, característica da espécie.

Além dos felinos, a anomalia pode ser verificada em muitas outras espécies, como roedores, répteis e insetos

* Jaguar é a denominação para o macho da onça-pintada. Exemplos: Leão/Leoa; Tigre/Tigresa; Jaguar/Onça-pintada.


Leopardo (Panthera pardus).
Assim como sua prima americana o leopardo também possui manchas mais claras no corpo.


O QUE É LEUCISMO?

O leucismo (do grego, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.

O leucismo é diferente do albinismo: os animais leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são ligeiramente mais resistentes, protegidos mais do calor.


Leão (Panthera leo)


Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris)



Suindara (Tyto alba)


Pavão-azul (Pavo cristatus)

O QUE É ALBINISMO?

O albinismo é uma condição de natureza genética em que há um defeito na produção pelo organismo de melanina. Este defeito é a causa de uma ausência parcial ou total da pigmentação dos olhos, pele e pêlos do animal afetado. Também aparecem equivalentes do albinismo nos vegetais, em que faltam alguns compostos corantes, como o caroteno. É uma condição hereditária que aparece com a combinação de genes que são recessivos nos pais.

Ouriço-europeu (Erinaceus europaeus)


O albinismo é uma alteração genética que ocorre nos seres vivos, afetando-lhes a pigmentação. Pode ocorrer, conforme o reino:

Na Zoologia: Anomalia congênita, caracterizada pela ausência total ou parcial do pigmento da pele, dos pêlos e do olho (a melanina).

Na Botânica: Anomalia congênita das plantas, consistente na diminuição ou ausência total do caroteno, substância que dá cor à clorofila. O albinismo parcial produz manchas alvas em fundo verde, e corresponde à chamada variegação. Neste caso, o vegetal torna-se ornamental graças à beleza que adquire.


Fonte: Wikipédia (adaptado)



VAMOS COMENTAR UM POUCO...


Em natureza, os animais brancos ou pretos sobrevivem bem?


Pensemos um pouco: o que nos chama mais atenção, a cor preta ou a branca? Logicamente isso vai depender do lugar onde essas cores estarão. Onça-preta ou tigre-branco, dentre outros, são animais de coloração incomum para sua espécie. Mas, alguém aí se sairá bem dentro de uma floresta. Os animais brancos que ali estiverem serão denunciados mais facilmente e, a probabilidade de chegar até a idade adulta é muito pequena, ou impossível. Pode parecer triste, mas é assim que a natureza funciona: “Os melhores adaptados viverão”. Os pequenos tigres serão atacados por predadores logo cedo e isso será feito quando sua mãe não estiver para protegê-los, mesmo estando em total silêncio. Por outro lado, os animais escuros, a onça-preta, por exemplo, na mesma condição, poderão sair ilesos uma vez que sua coloração os confunde com a floresta, que também é escura em alguns pontos.


É importante ressaltar que, em uma savana aberta, um tipo de cerrado africano, onde a coloração é bege claro, essas “onças” não sobreviveriam (aliás, vamos substituir as onças pelos leopardos-pretos, as panteras, já que savana não é habitat de onça). Nesse tipo de ambiente um leão, que é bege, se confunde muito bem. Mesmo os leões-brancos, sendo claro demais, serão identificados por predadores, ou pior, por suas próprias presas, fugindo rapidamente.

A essa coloração que se confunde com o ambiente que o animal vive chamamos de CAMUFLAGEM.

Que será o nosso próximo tema...

6 comentários:

Betschart, Paulo Fernando disse...

opa, mto bom este tema!!! E tive uma compreensão bacana (desse tema acho que já manjava algo...hehe...)!!!

Continue mandando bem assim ;)

Abraço!

Unknown disse...

Eu não manjava nada! =P
Melanismo, albinismo, ainda vai, nos deparamos c/ isso por aí mas...leucismo? Novo p/ mim, provavelmente p/ muita gente que virá ler.

Gostei do que vi, continuarei a visitar!!

Bjo Dani*

Mel disse...

Hum...
Gostei!
Então o negócio é ser camaleão,né?
Assim a gente se safa dos predadores nas florestas e/ou nas savanas! :)

Depois lhe envio uma foto que tirei de um tigre com leucismo!rs

bjo

Anônimo disse...

Olá Danianderson. Para os iniciantes da área está muito bom o seu comentário sobre a difinião de albinismo, leucismo e melanismo.
No que diz respeito ao jáguar ser considerado o macho da onça pintada, isto não procede.Aqui no Brasil e principalmente no pantaal de MT, onde se encontra em maior número, ela é conhecida como onça macho ou onça fêmea. Os machos também são tratados como MACHARRÃO.
O nome jaguar é um americanismo, empregado por americanos e europeus.Fora este equívoco, o seu site está bom. Continue.

F.Murback disse...

Hoje eu vi uma foto de um leão com a pelagem negra, será que existe mesmo ou será uma foto photoshopada?

Anônimo disse...

Leão com pelagem negra é possível?