SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

terça-feira, 9 de junho de 2009

Aquecimento Global e os Animais I


"Causas do aquecimento global

O planeta possui oscilações normais de temperatura ao longo dos tempos, com altas e baixas. Nos últimos anos, pudemos observar um aumento significativo na temperatura de todo o planeta, o que vem preocupando os especialistas em clima, já que ocorre em um ritmo muito acelerado. A causa mais provável do aquecimento é o efeito-estufa, pois a concentração de carbono na atmosfera tem aumentado junto à temperatura do planeta.

O que é o efeito-estufa?

É o processo de reflexão da radiação solar, causando aumento da temperatura do planeta. Essa reflexão é causada por uma barreira formada por diversos gases, sendo o gás carbônico o mais importante. Ao contrário do que muitos pensam, é um processo essencial para a vida no planeta Terra, pois sem ele o planeta teria temperaturas tão baixas que a tornaria inabitável. Sendo assim, certa quantidade de gás carbônico é essencial na atmosfera, sendo que seu excesso causaria um aumento excessivo na temperatura. E é exatamente isso que temem os cientistas.

A origem do gás carbônico da atmosfera

O planeta possui certo número de átomos de carbono, que são indestrutíveis e indivisíveis, mas são transformáveis, assim como qualquer outro átomo. São tantas e inúmeras as formas com as quais podemos encontrar os átomos de carbono, dentre elas estão: gás carbônico, metano, compostos do petróleo, além de muitos outros compostos orgânicos, presentes em todos os seres vivos do planeta.

A queima de florestas

Outra parte considerável do carbono está presa nos seres vivos, em especial nas matas, nas algas e microrganismos marinhos. A queima ou decomposição destes libera o carbono preso neles, transformando-os em gás carbônico, sendo liberado na atmosfera. Mas vale lembrar quando queimamos matas, basta replantarmos a floresta, que o carbono se prende novamente nos seres vivos, diferentemente dos combustíveis fósseis. (Sem considerar impactos ambientais)

Combate ao efeito-estufa

Muitos programas de controle do efeito-estufa têm sido realizados em todo o planeta. A maioria deles se baseia na redução da queima de combustíveis fósseis, bem como no plantio e conservação de reservas florestais. Um dos principais acordos mundiais de combate ao aquecimento global é o Tratado de Kyoto, que regula a emissão de carbono nos países desenvolvidos e estimula ações ambientais em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. O Brasil é acusado muitas vezes de ser o maior poluidor, isso devido às queimadas que ocorrem principalmente na região amazônica nos meses de estiagem. Mas vale lembrar que a queima de material vegetal e animal é um processo reversível em termos de aquecimento global, diferentemente da queima de combustíveis fósseis, que é um processo irreversível".


Vamos comentar um pouco...

A imagem a seguir pode resumir um pouco o que VAI ACONTECER nos próximos anos.



O Urso-polar (Ursus maritimus) é um mamífero carnívoro, da família dos ursídeos e que pode deixar de existir em pouco tempo. Triste? Sim, e muito!

Este urso pode medir 2 m de comprimento e pesar 700 kg. Embora grande e volumoso tem força suficientemente grande para se deslocar rapidamente por entre o gelo do Ártico. Sua presa favorita é a foca (tem muita gordura e o alimenta muito bem mantendo uma boa reserva de gordura para si), além de poder atacar a raposa-do-ártico, a rena, peixes e até o boi-almiscarado.

Caçador paciente chega a ficar horas aguardando alguma foca subir para respirar e, numa fração de segundos, dá lhe uma patada tão forte e precisa que a mata na hora. É a lei da natureza. A morte de uns gera a vida de outros.

Mas, infelizmente está sendo muito difícil encontrá-lo no Pólo Norte. Há uma certa cota para abate, autorizado pelo governo canadense, que é destinada aos esquimós. Eles caçam os ursos com a finalidade de comer sua carne além de retirar sua pela para a confecção de suas vestimentas. Tá, até aí tudo bem, mas o que acontece é que essas cotas são vendidas para caçadores, pelos esquimós.

Se não bastasse o comércio que está sendo a caça de ursos, há uma nova ação humana denominada por AQUECIMENTO GLOBAL.

Já vimos o que é o Aquecimento Global, mas será que entendemos o que está acontecendo com o planeta?

É isso que está acontecendo...
... Ele está derretendo. E não de uma forma natural, como na Era Glacial. Não! O planeta muda de temperatura, de forma e de seres vivos constantemente, mas nós estamos acelerando esse processo e, quando fazemos isso, as espécies não têm tempo para se adaptarem e acabam morrendo. É simples assim!

Sim, talvez um Urso-polar poderia se adaptar ao calor. Para isso levaria alguns milhões de anos ou muitos mil anos quem sabe. O que não pode acontecer é ser repentino.

PENSE NISSO!

2 comentários:

Mel disse...

Poxa David!
Ficou mto contente por saber da sua volta! Enjoy us!
Agora, que tapinha na cara esse filme, não? Faz refletir longos dias a fio. Bem sua marca mesmo!
Agora estarei sempre por aqui.

Anônimo disse...

Emocionante este filme!