SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

TIGRE VS HOMEM

Talvez o certo fosse perguntar: ainda existe espaço suficiente para homem e animais viverem juntos e de forma harmoniosa?

A resposta para esta questão não é tão incerta assim. A verdade é que não há mais espaço para homem e animal coexistirem. Claro que, para animais da Amazônia, que só habitam ali, ou seja, são endêmicos, é muito provável que ainda há muito lugar para eles. Porém, para o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), já não é mais possível, pois o homem já devastou uma boa parte da mata-atlântica que é o habitat ideal para estas aves.
MAS O QUE FAZER ENTÃO?

Para esta pergunta pertinente é importante saber que o homem está crescendo muito em número. É triste falar desse jeito, mas as pessoas não morrem mais! Repare que a expectativa de vida do ser humano aumentou nos últimos anos, e com ela o consumismo que caminha paralelamente, de forma impulsiva e marcante.

Um panda-gigante (Ailuropoda melanoleuca) só vive em dois lugares atualmente: nas florestas/reservas de bambu da China; ou nos zoológicos que gastam milhões a cada ano para manter um cativo.
E por que isto está acontecendo? Por causa do alto índice de natalidade e consumismo.

Nada contra nossos irmãos de olhos puxados, mas estou começando a achar que existem mais chineses do que animais naquela região.
A China é um ótimo exemplo, mas ela não é a única culpada. Todos somos!

TIGRE

O tigre é o maior dos felinos. Mesmo velho, fraco ou ferido, pode atacar o homem. Para tentar evitar isso, os povos asiáticos, procuram usar uma máscara na nuca, pois desta forma, quando um tigre ver o homem, pensará várias vezes antes de atacar. O tigre fica estrategicamente escondido por entre a mata e é quase impossível vê-lo. Quando ele vê que “alguém” o está encarando, no caso da máscara, ele acaba recuando e procurando outra presa, mesmo se tratando de uma presa potencialmente fraca, como o homem.
Leva uma vida solitária, exceto na época reprodutiva quando macho e fêmea se juntam temporariamente e compartilham o mesmo território. Após a cópula, a fêmea se torna agressiva com o macho e o expulsa de seu território, pois se ele estiver ali quando os filhotes nascerem é possível que ele mate seus próprios filhos (ao contrário do que já ouvi o Gugu dizer em seu programa), afinal, se tornarão competidores futuramente.

O território do macho engloba o de duas ou três fêmeas, que é demarcado constantemente com urina, fezes e arranhões nas árvores, ambos os sexos.
Quando se depara com um rival, a princípio, existe uma troca de informações, como por exemplo, orelhas se mexendo, rugidos, patadas ao ar, os dentes são postos a mostra e somente se nada disso funcionar é que saem para a briga.

É um animal extremamente forte e paciente: chega a ficar horas aguardando uma oportunidade ideal para atacar sua presa. Pode carregar seu alimento por mais de 400 metros. Em média, come cerca de 5 a 7 kg de carne por dia, mas pode comer até mais de 30 kg em casos especiais.


Este felino é considerado o maior dos carnívoros (alguns classificam o urso-polar como sendo o maior, mas ele não é totalmente carnívoro e, sim, onívoro, com prevalência carnívora).


Recentemente, em 2004, pesquisadores descobriram que alguns indivíduos classificados como tigre-da-indochina (Panthera tigris corbetti) eram, na verdade, uma nova espécie, o tigre-malaio (Panthera tigris jacksoni).

Puxa, que bacana heim! Agora temos nove subespécies diferentes. Que nada!! Temos apenas seis, pois destas, três só existem na história ou em fotografias antigas.

O tigre-de-bali (Panthera tigris balica) viveu na ilha de Bali, Indonésia, até provavelmente 1945. Ele foi caçado até a extinção da espécie. Era a menor espécie de tigre no menor espaço habitável, uma minúscula ilha. Depois que o homem pisou ali, tudo se transformou, para a pior.


Pouca sorte também teve o tigre-de-java (Panthera tigris sondaica). Extinto em 1980, esta espécie teve o mesmo tratamento que a espécie anterior: perseguição e destruição de habitat. O último animal em vida selvagem foi avistado em 1976.


Aparentemente é difícil diferenciar as subespécies de tigres, mas provavelmente o tigre-do-cáspio (Panthera tigris virgata) fosse o mai bonito. Possuía uma longa pelagem que cobria seu corpo. Era a espécie mais utilizada no coliseu de Roma. Tornou-se extinto em 1970, muito provavelmente em algum zoológico. O governo da Rússia acreditava que homem e tigre não poderiam viver na mesma região, por isso foi caçado incessantemente até sua extinção deixando o caminho livre para a colonização do homem.


Estas três espécies foram extintas por ação direta do homem, ou seja, caça (extração da pele para a confecção de casacos) e destruição de habitat. Mas hoje, além dos itens citados, estão sendo mortos por crenças populares. Os tigres vêm sendo caçados ilegalmente para a extração de partes de seus corpos, e a Ásia está ao centro de um comércio ilegal de animais selvagens que movimenta mais de US$ 20 bilhões de dólares por ano. Orientais ainda acreditam que partes de tigres são remédios milagrosos. Há aqueles que acham que a AIDS pode ser curada com este tipo de tratamento. “Impotência é curada tomando chá de testículos de tigre”. Que absurdo!


Todos já estão cansados de saber, e a ciência já provou muitas vezes, que isto não existe. Não há nenhuma parte de um tigre que possa ser a cura para certas doenças. Isto vale também para outros animais como rinocerontes, macacos, serpentes, aranhas... Ihhhh, a lista é grande.

Se não bastasse esta matança, os tigres estão desaparecendo por falta de variabilidade genética, em outras palavras, eles estão cruzando entre si: com irmãos, primos, mães, pais e isso acentua o alto índice de consangüinidade. O Gene do animal se torna fraco e sua expectativa de vida pode diminuir bastante.

Estima-se que hoje existe algo em torno de 3.500 tigres vivendo livres contra cerca de 100 mil há um século.

“Deus criou o gato para que o homem tivesse o prazer de acariciar um tigre”. Mas infelizmente o homem se esqueceu disso e foi tentar domesticar esse grande felino. Pessoas de poder aquisitivo considerável passaram a ter tigres no lugar de cachorros e, se já não bastasse, circos passaram a ter estes animais também.

Hoje em dia, zoológicos do mundo inteiro se unem para manter a salvo estas espécies. Porém, não são todos os animais que aceitam bem o cativeiro!

A VERDADE

Qual o músculo mais rápido do corpo humano?

Certo! O conjunto de músculos que compõe as pálpebras. Muito bom!

Agora, imagine que, a cada piscar de olhos, um campo de futebol (profissional, por favor) some do mapa.

Imaginou?

Você deve ter pensado “Pô, Dani, assim não teremos mais verde na Terra e, conseqüentemente, os animais que ali habitavam!”.

Isso mesmo! É isto que está acontecendo com os vegetais e animais atualmente em nosso planeta. A cada piscar um tigre some das poucas áreas que ainda restam no continente asiático, seja por destruição de habitats, perseguição ou crenças populares.

O FUTURO DOS TIGRES

Ainda é possível salvar os tigres. Além de leis contra caça predatória é preciso criar mais reservas e parques naturais onde eles possam viver e caçar. O governo dos países deve administrar a terra de maneira a favorecer o equilíbrio ecológico e proibir o uso comercial e indiscriminado dos recursos naturais.


CURIOSIDADES

O menor foi o tigre-de-bali (Panthera tigris balica) e o maior é o tigre-da-sibéria (Panthera tigris altaica).

O tigre-de-bengala não é velho e nem vive tanto assim. A média de vida de um tigre é de vinte a vinte e cinco anos, em zoológicos. O termo “bengala” é originário de uma região onde hoje é conhecida como Bangladesh.

Assim como a sua digital não existem dois tigres com as mesmas listras.

Personagem de lenda na Ásia, o tigre-branco, foi considerado por muito tempo como um “tigre-fantasma”.


ESPÉCIES ATUAIS E FANTASMAS

Abaixo as espécies que ainda restam e sua situação atual, além das três espécies que já não existem mais (fantasmas).

Tigre-da-Indochina (Panthera tigris corbetti) Em perigo
Tigre-malaio (Panthera tigris jacksoni) Em perigo
Tigre-de-Bengala (Panthera tigris tigris) Em perigo
Tigre-de-Sumatra (Panthera tigris sumatrae) Em perigo crítico
Tigre-da-Sibéria (Panthera tigris altaica) Em perigo crítico
Tigre-da-China (Panthera tigris amoyensis) Em perigo crítico
Tigre-de-Java (Panthera tigris sondaica) Extinto
Tigre-de-Bali (Panthera tigris balica) Extinto
Tigre-do-Cáspio (Panthera tigris virgata) Extinto
Fonte: www.iucnredlist.org

Desperte sua curiosidade e pesquise mais sobre esses magníficos animais!
Abraços!

5 comentários:

Betschart, Paulo Fernando disse...

Dani, você analisou como estaria o envolvimento dos países asiáticos para o encontro em Copenhagen? Crê que isso poderá frear este triste processo como com o panda-gigante? Ou o fator natalidade afeta de maneira mais ampla?

Danianderson Carvalho disse...

Paulo,

A COP15 vem com uma proposta de diminuição de CO2 pelos próximos anos. Isto é ótimo, mas eu tbm iria propor que plantassem mais árvores! Bom, todas as vezes que há eventos desta magnitude vários países são convidados a participar e dar o seu SIM a favor da vida. Há aqueles como EUA (de George w. Bush) que só aparecem se não for tocado no assunto "diminuição da poluição", o que desfavoreceria o crescimento de seu país (tomara que o Obama seja o oposto disso); e há aqueles que realmente querem melhorar, como a própria Copenhague, na Dinamarca, vem fazendo. Para administrar Gâmbia, um dos menores países do mundo, é muito mais fácil do que a China, um dos maiores. Por outro lado, a natalidade está crescendo muito e isso, cedo ou tarde, implicará em desmatamentos para construção de moradias, comércio, pastagens e assim vai. A rede é muito grande. Criar reservas é bom, mas a realidade é que uma hora estes animais terão sérios problemas genéticos e, mesmo nos zôos, vai acontecer isto tbm.
É triste, mas nossos filhos, não chegarão a ver muita coisa boa que vemos hoje e te garanto que, eu e vc, tbm não estamos vendo maravilhas hoje. Se é que me entende!

Abraço.

Betschart, Paulo Fernando disse...

Sim, entendo, com certeza. Bom, é legal ter claro que Copenhagen foca essa diminuição de CO2. Logicamente isso é mto importante! Porém, ainda restam outras atuações a serem feitas. O tema da natalidade é bem interessante neste sentido. Pessoalmente ainda que seja contra o controle de natalidade, acredito que o planejamento familiar seja uma resposta "equilibrada" a questão. Embora também o tema "expectativa de vida" também tenha que ser ponderado.
Uma sugestão de assunto: o que o desmatamento tem causado especificamente (espécies afetadas, mudanças) em regiões como no Norte, Centro-Oeste. O desmatamento, segundo uma matéria da Globo, é o nosso principal problema (superando a emissão pelos meios de transporte).

Anônimo disse...

olha eu me sinto como um virus que se propagou na terra e esta acabando com tudo e consigo mesmo tenho raiva pela crueldade com que o homem acabou com os pobres tigres de bali que estavam sossegados até a chegada dos filhos da puta do homem...asim como tanbem com o de caspio...gente e o pior e que o homem sabe de tudo isso mas nao que deixar de ganhar mais e mais aquela porra de papel que nao vale nada. eu amo muito os animais e choro por eles eu acho que a unica soluçao é um diluvio que acabe apenas com o ser humano e pelo andar das coisas sera logo logo ai talvez o ser humano se arrependa e quando nos sairmos nada vivo sentira nossa falta esse dia sera o mais lindo

Danianderson Carvalho disse...

ANÔNIMO,

"Chegará um dia em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e, meste dia, todo crime contra um animal será um considerado um crime contra a humanidade", Leonardo da Vinci.

Se ao menos colocássemos essa frase em nossas vidas já seria um caminho para a preservação. O ser humano consome demais e esse consumismo todo acaba provocando, indiretamente, a extinçãs das espécies.

Abraço.