SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

BEIJA-GARRAFAS

Beija-flor-de-pescoço-vermelho (Archilocus colubris)

Após um intervalo de trabalho e outro, enquanto a inspiração não vem, vamos refletindo sobre nosso tema de hoje: BEIJA-GARRAFAS. Bom, o certo é Beija-flor, mas a situação destas aves está tão complicada que é preciso tocar um pouco no assunto.

Atualmente o planeta está passando por tumultuosos problemas ambientais. O mundo ainda não entendeu que, daqui pouquíssimos anos, muito irá mudar. Lembro-me, semanas atrás, do nosso presidente Lula assinando um tratado, junto a outros presidentes, que garantia a diminuição da poluição até 2050.

Gente, quando pequeno, no inverno, principalmente em julho, eu sempre usava um casaco de pele (artificial, veja bem!), pois o frio era muito intenso e chegava a doer. Porém, quinze anos se passaram, os computadores vieram à tona. A industrialização, que já era grande, aumentou demais e muitos poluentes, queimadas e desmatamentos contribuíram para um aumento drástico da temperatura no planeta. Nessa época, aliás, antes disso, eu já não utilizava mais aquele casaco. Foram apenas quinze anos para haver uma bela mudança. A temperatura aumentou e o inverno já não era tão intenso assim.

Você acha que em 2050 ainda restará Urso-polar?

É preciso mudar o hoje, o agora! Comecemos em nossa casa, nosso bairro, cidade, Estado, país, continente... Mas vamos ser mais concretos e iniciar por nossa casa!

Constantemente observo os animais, mas em especial as aves. Elas são muito inteligentes, têm uma capacidade de adaptação muito grande, habitando praticamente todos os cantos da Terra. Dentre estas estão os pequeninos Beija-flores, que não são pássaros (como vimos na matéria “Que passarinho é esse mãe?”, de 9 de julho de 2009) e sim aves perfeitamente adaptadas e muito singular quanto a sua morfologia.

Tesourão (Eupetomena macroura)


Os Beija-flores, ou simplesmente Colibris, encantam e sabem enfeitar nossos jardins, bosques e sacadas. É certo que estas aves, além de nos trazer paz e amplitude também têm uma grande importância para a natureza: a polinização. Isso mesmo! Não somente os insetos, como abelhas, mas os Beija-flores contribuem, e muito, com a polinização.

Bicos especializados

Existem diversas espécies de Beija-flores e uma explosão de cores e formas. Estão distribuídas pelas Américas e vivem em diversos tipos de habitats, como as florestas e até mesmo nos desertos. Cada flor mantém uma espécie em particular que a poliniza e, em troca, fornece o néctar, alimento açucarado altamente energético, para seus visitantes.

Beija-flor-barbudo-de-elmo (Oxipogon guerinii)

Beija-flor-bico-de-espada (Ensifera ensifera)

Beija-flor-bico-de-foice (Eutoxeres aquila)

Besourão-de-rabo-branco (Phaetornis eurynome)

Ornamentos para namorar

No meio humano as mulheres sempre são as mais bonitas, cheirosas, atraentes, etc. Porém, no mundo dos animais a situação muda! É isso mesmo, neste reino quem tem que dançar pra conquistar as fêmeas é os machos. Muitos adornos são utilizados única e exclusivamente para este fim, a corte.

Beija-flor-de-cabeça-preta (Trochiclus polytmus)

Beija-flor-sílfide (Loddigesia mirabilis)

Beija-flor-de-topete-verde (Stephanoscis lalandi)

Beija-flor-brilho-de-fogo (Topaza pella)


Os machos são territorialistas e defendem com muita intensidade seu território, até porque uma fonte de néctar pode sugerir uma fêmea em potencial. Portanto eles se portam de forma violenta, mas cuidadosa, entre si e também com outros vizinhos que possam atormentar com sua presença.

Ao acasalar cada um vai para um canto e dá continuidade a sua vida. O macho continua a rondar seu território e conquistar novas fêmeas. A fêmea se isola e começa os preparativos para a construção do ninho: musgos, gravetos e muita teia, material importantíssimo para acabamento final.




A fêmea bota apenas dois ovos, pois seu ninho não comporta mais e ela não conseguiria alimentar mais que dois filhotes.

Com três ou quatro semanas os pequenos Beija-flores estão prontos para deixar o ninho e começar a dominar o vôo com rapidez e facilidade. Mas ainda têm dificuldade de se alimentar sozinhos necessitando do auxílio da mãe.

Infelizmente, tanta cor e alegoria assim não fazem do Beija-flor macho um pai tão exemplar como sua mãe.

Grandes comilões

Embora sejam muito pequenos, eles gastam uma grande quantidade de energia porque estão sempre em movimento: suas asas, por exemplo, são as mais rápidas, com média de 70 batidas por segundo (estas batidas podem variar conforme a espécie). Logo, são necessárias muitas flores para se alimentar, além da proteína fornecida pelos insetos que caçam para manter toda sua musculatura fortalecida.

Água com açúcar faz mal?

O açúcar não é prejudicial, embora devido à fermentação da água açucarada, os restos que ficam no fundo das garrafinhas podem levar à proliferação de fungos e bactérias causadoras de doenças. Estes podem se alojar na língua das aves fazendo com que ela se torne túrgida impedindo-o de respirar livremente. A Candidíase, ocasionada pela Candida albicans é muito encontrada nestes casos, porém há outros tipos de Candida podendo ser ainda piores.

Para evitar a proliferação desses microrganismos, é preciso seguir uma rotina de limpeza do recipiente, que inclui a lavagem diária com escova e a troca da água. A quantidade de açúcar a ser utilizada é de duas colheres de sopa rasas para a quantidade de água que cabe na garrafinha. Preconiza-se utilizar açúcar cristal no lugar do refinado pelo fato de não ser quimicamente tão elaborado.
Outra opção é um açúcar desenvolvido por uma empresa (alcon) especialmente para esta finalidade e que parece estar muito próximo do esperado.


Há pessoas que acreditam que colocando mel ou groselha misturada a água torna tão eficaz quanto o próprio açúcar. Isto é uma afirmação incorreta, pois do mesmo modo que o açúcar, estes também podem entrar em contato com o calor e acabar fermentando a solução que ali está contida.

Portanto: Você prefere comer Mc Donald’s a vida inteira ou ter uma alimentação saudável e viver mais?

Receita caseira


Mas, já que o ser humano insiste nessas garrafinhas e não podemos mudar essa cultura, pelo menos que seja uma fórmula mais nutritiva. A receita abaixo foi desenvolvida por um veterinário muito conhecido e respeitado por todas as entidades competentes do ramo, o Prof. Dr. José Ricardo Pachaly, e sugerida por minha amiga veterinária Angela Coraiola.

Tome nota:

1 xícara de açúcar cristal;
1 colher de sopa de Meritene ou Glicopan;
4 xícaras de água fervida;
5 gotas de suplemento vitamínico-mineral Vita-Gold ou Hidrovit.

Fonte: Pachaly, 1992
Curiosidades: maior e o menor

A maior ave atual que habita este planeta é o Avestruz (Struthio camelus), que se origina no continente africano. Porém, a menor delas, se encontra em Cuba e se chama Beija-flor-abelha (Mellisuga helenae). Possui em média 5 cm de comprimento e pesa 1,8 gramas.


Mas, no grupo dos Beija-flores, encontramos também um grande representante, o Beija-flor-gigante (Patagona gigas), que mede 21,5 cm e pesa em torno de 18 gramas. Ele vive nos Andes, desde o norte do Equador até o sul do continente.


Para alguns pesquisadores o tamanho, maior ou menor, é expresso pela massa corpórea do animal em questão. Já para outros, o valor seguido vai da medida do focinho/bico até a extremidade da cauda (cada classe possui uma marcação especial). Aqui estamos adotando o padrão referente ao comprimento.

Atente seus olhos!

Nem todos os animais que freqüentam as garrafinhas ou flores são Beija-flores. Há também aves de outros continentes que poderiam se confundir com Beija-flores, na visão de um leigo. Na realidade, a falta de observação e possivelmente conhecimento adequado leva a tais erros. Outro caso muito comum é da Borboleta-colibri, um inseto que possui hábito muito semelhantes ao vôo dos Beija-flores.

Martim-pescador-europeu (Alcedo atthis)

Cambacica (Coereba flaveola)

Ariramba-de-cauda-ruiva
(Galbula ruficaudata)

Juruva (Momotus momota)

Borboleta-colibri (Macroglossum stellatarum)


Plantas que atraem aves

Para guardar o néctar das aves, que é um alimento altamente energético, as flores o mantém em tubos ou outras estruturas não acessíveis a animais menores como abelhas pequenas ou besouros. O néctar de uma única flor já seria o suficiente para estes pequenos animais se alimentarem. Assim, eles não buscariam alimento em outras flores e conseqüentemente não fariam à polinização. Isso porque flores especializadas em serem polinizadas por aves possuem o néctar com alta quantidade energética já que as aves possuem grande metabolismo.
Dessa forma, são exemplos de flores que atraem principalmente Beija-flores:

Abutilon (Abutilon sp.);
Brinco-de-princesa (
Fuchsia hybrida);
Helicônia (
Heliconia sp.);
Hibisco (
Hibiscus rosa-sinensis);
Madressilva (
Lonicera japonica);
Malvaviscus (
Malvaviscus arboreus);
Camarão-amarelo (
Pachystachys lutea);
Camarão-vermelho (
Justicia brandegeana);
Flor-de-coral (
Russelia equisetiformis);
Ave-do-paraíso (
Strelitzia reginae, Strelitzia juncea);
Tumbérgia (
Thunbergia erecta,Thunbergia grandiflora);
Sapatinho-de-judia (
Thunbergia mysorensis).

Para atrair outras aves, além dos Beija-flores, uma das estratégias é fornecer alimento através de espécies que possui frutos com a polpa comestível como:

Ameixa-amarela (
Eriobotrya japonica);
Romãzeira (
Punica granatum);
Pitangueira (
Eugenia uniflora);
Jabuticabeira (
Myrciaria cauliflora);
Mamão (
Carica papaya);
Palmito (
Euterpe edulis).

Outra opção é plantar espécies que fornecem sementes que elas gostam:

Canelas (
Ocotea elegans);
Cássia (
Cassia javanica);
Cedro (
Cedrela fissilis);
Inga (
Inga uruguensis);
Quaresmeiras (
Tibouchina granulosa, Tibouchina mutabilis);
Pinheiro-do-paraná (
Araucaria angustifolia).

Ou ainda, para oferecer material para construção de ninho recomenda-se plantar:
agaves, fórmio, bromélias, bambus. E se você deseja que elas fiquem permanentemente no local, escolha espécies onde as aves gostam de construir ninhos:

Jacarandá-mimoso;
Pata-de-vaca;
Tipuana;
Palmeiras-jerivá (
Syagrus picrophylla, Syagrus romanzoffiana);
Palmeira-imperial (
Roystonea oleracea);
Palmeira-real (
Roystonea regia);
Palmeira-de-leque-da-china (
Livistona chinensis);
Palmeira-washingtônia (
Washingtonia robusta).

Além dessas, Euphorbia pulcherrima, Eucalyptus, algumas espécies de maracujá de flores vermelhas e muitas espécies de cactos, bananeiras e orquídeas, também servem para atrair as aves. E as paineiras (Chorisia speciosa) que oferece local e fibra para construção de ninho, além das sementes como alimento.

Estes são apenas alguns exemplos de inúmeras espécies que podem ser plantadas. Para a escolha certa, leve em consideração as condições ambientais, a vegetação nativa de sua região e a diversidade de animais que cercam aquele ambiente. Assim você estará ajudando na conservação das espécies e protegendo a flora e a fauna brasileira.

Afinal, é Beija-flor ou Beija-garrafa?


O MELHOR MESMO É MANTER FLORES EM SEUS JARDINS!


Agradecimentos

William Zaca (Biólogo): Sugestão da matéria
André Ruschi (Biólogo): Candida; Comprimento X Massa corpórea
http://www.augustoruschi.com.br/
Angela Coraiola (Veterinária): Receita caseira
Site: www.paisagismodigital.com.br/port/Default.aspx


Próxima matéria: VESPA PARASITÓIDE

Abraços!

4 comentários:

Betschart, Paulo Fernando disse...

Manda ver, Dani!! mto boa a matéria!

Ideale - Arte Final disse...

Muito bom Dani...
Só temos que lembrar que a nutrição das aves também é importante, então, usar esses néctars industriais pode ser mais interessante que usar apenas açúcar.. Também podemos fazer uma mistura caseira, mas mais nutritiva.. Uma receitinha é a seguinte: 1 xic de açúcar, 1 colher de sopa de Meritene, 4 xic de água fervida, algumas gotas de suplemento vitamínico-mineral (Fonte: Pachaly, 1992) ;)

Danianderson Carvalho disse...

Valeu Paulo. Continue lendo e dando sugestões.

Ficassim!

Danianderson Carvalho disse...

Oi Gigi!

Vou postar a sua receita no blog. Obrigado pelo apoio.

Beijo grande!