SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

ALMISCAREIROS


INTERNET. É um meio de comunicação muito bom. Ela facilita a vida de muitas pessoas, agiliza certos processos, mantém vínculos que seriam impossíveis anos atrás, faz da tua vida uma alegria... Ou não!

Isso mesmo. A internet também é uma fonte que espalha medo, terror, ódio, desgraças e, para não ficar de fora, informações falsas.
Quantas vezes você já não recebeu e-mails falando sobre “corrente”, que é para você passar adiante? Ou então fotos de pessoas famosas ao lado de foto, destas mesmas pessoas, mas de anos atrás? Ou ainda, montagens feitas por computação gráfica onde o rosto de uma pessoa está no corpo de outra?

Agora, referente ao interesse deste blog, o que seria pior é receber e-mails de animais. Quantas vezes você já recebeu um destes e-mails e, sem saber se era verdade o seu conteúdo, o repassou e ainda escreveu: “NOSSA GENTE, FIQUEI INDIGNADO(A)!!! VAMOS PASSAR A DIANTE E MOSTRAR ESSA REALIDADE!!!”, heim? Quantas vezes você já fez isso? Pois bem, se é um leigo no assunto, eu até relevo. Mas se é algum biólogo/bióloga que é meu/minha amigo/amiga... Ahhh, aí o bicho pega. Como nós, profissionais da biologia, podemos repassar algo que não temos certeza? Mas atenção: não é só em nossa área que essas coisas acontecem! Portanto vamos abrindo os olhos minha gente.

Eu falo, falo, falo, mas não digo aonde quero chegar. Isso tudo é a introdução. Faz parte da mística, entende?! Tenho certeza que você entende!

Acontece que está rolando por aí um e-mail que fala sobre almíscar, mas o texto está incorreto. Ele mostra a foto de um bicho, o Almiscareiro (Civettictis civetta), ou simplesmente Civeta, e o texto de um cervo, o Almiscareiro (Moschus moschiferus). Lógico que alguém conseguiu algumas fotos bem fortes sobre este animal (Civeta) e deu uma caramelada errônea montando um e-mail meio estranho.

Portanto, a nossa idéia é mostrar o correto e também aquilo que muitos nunca pensaram que poderia existir. Vale lembrar que é possível sim, em muitos casos, haver maus tratos com muitos animais.

A seguir um pouco sobre os “Almiscarados”.


O que é o Almíscar?


É o nome dado a um perfume obtido a partir de uma substância de forte odor, secretada por uma glândula do veado-almiscareiro, de outros animais e também de algumas plantas de odor similar.

A variedade que é comercializada é a secreção do veado-almiscareiro, porém o odor se encontra também no boi-almiscarado (Ovibos moschatus), no rato-almiscarado (Ondatra zibethicus), no pato-almiscarado (Biziura lobata) entre outros animais.
Boi-almiscarado (Ovibos moschatus)

Pato-almiscarado (Biziura lobata)

Rato-almiscarado, Ondatra (Ondatra zibethicus)

Para obter-se o perfume do veado-almiscareiro, mata-se o animal e se extrai completamente a glândula, que é secada ao sol, sobre uma pedra quente ou submergindo-a em azeite quente. É comercializada sob duas formas: a glândula inteira ou o perfume extraído do seu receptáculo.

Seu aroma não é só mais penetrante, como também mais persistente do que qualquer outra substância conhecida. É uma matéria prima muito importante em perfumaria, dando força e fixando as essências vegetais com seu aroma poderoso e duradouro.

O almíscar artificial é um produto sintético possuindo um aroma similar ao natural que levou o nome de simtrinitro-butil tolueno. Foi obtido pelo químico Albert Baur em 1888 condensando tolueno com brometo de isobutila em presença de cloreto de alumínio, e nitrogenando o produto obtido. Se tem criado muitas fórmulas similares, e acredita-se que o odor depende da simetria dos três grupos nitrogenados. A descoberta do almíscar sintético pode estar evitando a extinção do cervo-almiscarado. Mas infelizmente ainda há muitos fabricantes clandestinos que maltratam estes e outros animais e/ou utilizam suas partes para fins inacreditáveis como "curar" certas doenças incuráveis.

Fonte: Wikipédia (adaptado)

Veado almiscareiro (Moschus moschiferus)

O almíscar do veado almiscareiro sempre foi apreciado e era usado pelos gregos e romanos em forma de unguentos perfumados. Em 1300, Marco Pólo contava na Europa como conseguia o almíscar: “Nas noites de lua cheia, o umbigo desse animal incha até formar uma bexiga repleta de sangue. Aí o animal é caçado e retira-se a bolsa, que fica secando ao sol. Dessa maneira consegue-se o bálsamo mais delicado que existe”. O fato é que só os machos com mais de 3 anos secretam o almíscar, uma substância amarronzada e semelhante a cera, produzida por uma glândula que fica numa bolsa na altura do abdome do animal.
O almíscar até hoje é usado nas indústrias de sabonetes, como essência, e na de perfumes, como fixador. Mas como cada macho fornece apenas pouco mais de 200 gramas, o animal tem sido caçado com frequência. Quando se vê perseguido, o veado almiscareiro procura escapar subindo em árvores e refugiando-se na copa. Muitas fêmeas e jovens são capturados em armadilhas, mas eles não secretam o almíscar.

O veado almiscareiro tem sobrevivido por ser um animal de tamanho reduzido e de hábitos pouco conhecidos. É solitário e raramente se une 2 ou 3 companheiros. Dorme em abrigos durante o dia e a noite sai à procura de capim, brotos macios, líquens, musgos e galhos de árvores. Prefere viver em florestas localizadas a mais de 2 mil metros de altitude.

Artiodáctilo da família dos cervídeos vive na Ásia Central e Oriental. Mede 1 metro de comprimento aproximadamente e 61 centímetros de altura e chega a pesar 11 quilos. Os casais se unem em janeiro e o filhote nasce 5 meses depois, com o pêlo todo manchado. Com três anos os machos começam a secretar o almíscar, época que precisa tomar cuidado com seus perseguidores.

Crânio de Moschus moschiferus

Almiscareiro (Civettictis civetta)

O almiscareiro é uma das espécies mais conhecidas da família dos Viverrídeos, que inclui alguns dos mais antigos carnívoros do mundo, como a geneta e o mangusto. Algumas espécies foram, e ainda são, domesticadas pelo homem.


Almiscareiro (Civettictis civetta)

Na Antiguidade, seu primo, o mangusto, era adorado como animal sagrado pelos povos da Ásia e do norte da África, pois livrava as moradias de ratos, serpentes e escorpiões.
No Egito Antigo, antes que o gato fosse domesticado, era a geneta que caçava ratos. Alguns povos ainda mantém esse costume.

Geneta (Genetta genetta)

O almiscareiro é criado na Índia por causa do almíscar. O almíscar fica numa glândula situada sob a pele do animal que tem uma abertura perto da cauda. Os nativos colocam uma colherinha nessa abertura e extraem a substância, parecida com uma geléia amarelada e composta de amoníaco, resina, gordura e óleo. A retirada do almíscar é uma tarefa que exige muita habilidade e pode ser repetida a cada 15 ou 20 dias. Para o almiscareiro, seu almíscar é utilizado para outras finalidades, como delimitar seu território ou para que se comuniquem entre si na escuridão da floresta, já que são animais noturnos.

Vive solitário nas florestas e passa o dia em buracos cavados no solo ou nas tocas que foram abandonadas por outros animais. Raramente sobe em árvores e caça pequenos mamíferos, serpentes, sapos, insetos e aves.

Almiscareiro (Civettictis civetta)


Outros parentes da família dos Viverrídeos


Lisang (Prionodon lisang)

Musang (Paradoxurus hermaphroditus)


Mangusto-de-cauda-anelada (Galidia elegans)


Mangusto-amarelo (Cynictis penicillata)


Hemigalus derbyanus

Binturong (Artictis binturong)

É isso aí pessoal. De hoje em diante só repassaremos e-mails corretos.
Próxima matéria: BEIJA-GARRAFAS
Abraços!

4 comentários:

Rodolffo Berini disse...

puxa! muito boas as informações. tinha dúvidas a respeito da origem dessa essencia. parabens...

Dilse disse...

Graças a google cheguei até vc...o q me levou a buscar informações foi justamente um e-mail recebido a respeito do almiscareiro do himalaia..a historia é bonita mas tb queria saber se era verdade, q o animal fica tao excitado c o cheiro exalado por ele q acaba se atirando em penhascos, comparativo c as pessoas q estao sempre em busca d algo e nao procuram em si mesmas..
grata e viva a internet inteligente, parabéns

Gaia Salaberry disse...

... Muito bom!!! Fui pesquisar para saber mais sobre "almiscareiros" e cai aqui!!! gostaria de pedir permissão para lincá-lo em meu blog: http://gsalaberry.blogspot.com/ , parabéns pelo seu trabalho!

Adilton Sampaio disse...

Www.itccs.org