SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

quarta-feira, 22 de julho de 2009

O QUE HÁ DE ERRADO COM O LORO JOSÉ, DA ANA MARIA BRAGA?

No assunto anterior verificamos o que é uma AVE e um PÁSSARO. Teoricamente são duas denominações para a mesma classe, mas para caráter classificatório foi essencialmente necessário separar, quanto a ordem, qual cada grupo de ave pertence. Foi justamente aí que separamos aves com certas características e enquadramos em uma ordem, ou seja, ordenamos/arrumamos estas aves para assim podermos entender melhor quem é quem e, posteriormente, qual é a sua família.

Inserido da ordem PSITTACIFORMES encontramos duas famílias: Cacatuidae* e Psittacidae. No primeiro grupo estão as populares cacatuas, aquelas que possuem uma crista pequena ou grande, móvel ou imóvel, muito comum na região australiana. Dentre elas temos:
1 - Cacatua-preta (Probosciger aterrimus);
2 - Cacatua-branca (Cacatua alba);
3 - Cacatua-rosa (Cacatua leadbeateri);
4 - Cacatua-das-molucas (Cacatua moluccensis);
5 - Cacatua-galerita (Cacatua galerita);
6 - Calopsita (Nymphicus hollandicus), etc.

* Alguns autores classificam as cacatuas nesta família, porém há aqueles que as enquadram na mesma família das araras, papagaios e periquito, a psittacidae.

O segundo grupo é representado por araras, papagaios e periquitos (A - Ara militaris; B - Psittacus erithacus; C - Psittacula cyanocephala). Esta ordem, Psittaciformes, como característica principal das patas, tem dois dedos voltados para frente e mais dois dedos voltados para trás, conforme vimos no texto passado.


E é aí que entra o LORO JOSÉ da Ana Maria Braga. Não basta conhecer os animais, sua biologia, hábitos, dentre outros, mas principalmente é muito importante observar. A observação é fundamental para evitarmos erros absurdos em nosso dia-a-dia. Portanto, quem observou direitinho, viu que o LORO JOSÉ, possui um dedo a mais na frente (sendo que o correto deveria ser apenas dois!). Quanto a cor do bico e patas, isso deixamos passar, mas 3 dedos? Aí já é demais.

Viu só como é fácil! Agora, quem quiser entrar no site do “Mais Você” e falar isso... Vá em frente. Pois eu mesmo já fiz umas quatro vezes e ninguém me respondeu (rs). Quem sabe mais gente falando eles não amputam um dos três dedos do LORO!?
A próxima matéria será sobre morcegos. Aguarde!
Abraços.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mel disse...

David!
Só você mesmo pra atazanar a vida da Ana Maria com seu lado minuncioso!rs
Viu, mas sobre as cacatuas... quero uma cacatua-das-molucas pra mim! Adorei!
Ela é doméstica? (isso é, calminha e esperta que nem sua prima a calopsita?)
Arruma uma pra mim de aniversário, vai! ;)