SAUDAÇÕES!

A cada dia vemos a necessidade de ajudar o planeta de alguma forma. Enquanto algumas entidades discutem em congressos mundiais, podemos, em nossa própria casa, bairro, cidade ou região, ir dando um apoio também.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL é uma forma de atingir metas. Através dela podemos levar conhecimentos e dinâmicas para diversas pessoas, inclusive as crianças, que são solos férteis para o cultivo dessa idéia e também nunca esquecendo dos adultos.
Hoje estou mostrando um pouco de tudo que há de belo e diferente no mundo. A função do "ZooTerra" é emergir novidades. Quem sabe você, ou seu próprio filho, não desperte uma vontade de estudar tal bicho futuramente e contribuir para o mundo?
Por isso tudo, lanço uma pergunta: O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO PARA SALVAR O MUNDO?

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

UMA RAPIDINHA...


MEU DEUS, MEU DEUS... POR QUE ME ABANDONASTE?

Mais uma vez a nossa tão idolatrada salve, salve internet me surpreende. Ao abrir a página do UOL hoje, 3 de Setembro, Dia do Biólogo, foi impossível não ver um erro gigantesco: “Cascavel verde está entre 350 espécies recém descobertas”. Alguns iriam olhar a foto da serpente, mas eu bati o olho direto no que estava escrito mesmo.


Mas, mesmo após ter falado, na matéria passada “ALMISCAREIROS”, sobre a importância de não repassar e-mails sem ter certeza mais uma vez recebi de algumas pessoas, infelizmente de gente da área também, esta matéria da UOL.


“Mais de 350 novas espécies foram descobertas nos últimos anos no Himalaia oriental, área de riqueza biológica cada vez mais ameaçada pela mudança climática, segundo anúncio feito nesta segunda (10) pela WWF (World Wide Fund for Nature). Na foto, uma cascavel verde (Trimeresurus gumprechti), descoberta em 2002”

Bom, minha gente sinto lhes informar, mas a matéria que segue é falsa. Mas não porque ela foi descoberta e, sim, pelo fato de que a espécie em questão NÃO é uma cascavel e sim uma víbora.
As cascavéis pertencem a dois gêneros muito difundidos na América do Sul, Central e do Norte. O gênero Sistrurus se encontra na América do Norte e Crotalus da América Central ao sul do continente. Pode haver regiões que ambas se encontram. Para se ter certeza é fácil: basta ver se a serpente tem um guizo, ou o popular chocalho. Se não tiver, não faz parte do grupo das cascavéis.

Guizo

Crotalus durissus terrificus

Crotalus ruber

Sistrurus catenatus

Sistrurus catenatus

Já as Trimeresurus costumam subir em árvores e sua cauda enrodilha facilmente por entre os galhos para lhe dar melhor sustentação. São verdes, marrons, beges, amarelas, enfim, existem várias cores e também podem ser encontrados padrões de cor diferentes para uma mesma espécie.


Trimeresurus albolabris

Trimeresurus borneensis
Trimeresurus flavoviridis

Trimeresurus sumatranus


Vale lembrar que estamos aqui para desmentir e/ou consertar aquilo que está errado. Ninguém tem a obrigação de saber tudo, senão talvez seríamos deuses, porém podemos aprender a cada dia mais e mais sobre a realidade.


Quem quiser saber mais sobre estas víboras pode consultar o site abaixo:

http://www.herpbreeder.com/worldspecies/Snakes/vipers/trimeresurus.htm

Abraços e não esqueçam: só repassar o que é verdadeiro!

Próxima matéria: BEIJA-GARRAFAS

2 comentários:

Betschart, Paulo Fernando disse...

boa, Dani!!!

Bem ao seu estilo...

Abraço!!

Unknown disse...

Olha Dani, taí um bicho que eu faço questão de ficar longe! Mas é sempre bacana ler suas correçoes!rs..

Ahh..feliz dia do biólogo!